segunda-feira, 30 de maio de 2016

Arthur Nory sobe ao pódio na Copa do Mundo de ginástica artística

O Brasil deu show na etapa de São Paulo da Copa do Mundo de ginástica artística. Neste domingo, na disputa do salto, Arthur Nory ficou com a medalha de ouro, seguido por seu compatriota Sérgio Sasaki. Dobradinha brasileira e festa do público no Ginásio do Ibirapuera. Nory, que havia disputado mais cedo a final na barra fixa e sofreu uma queda preocupante, mostrou estar recuperado do susto e conseguiu um desempenho regular em seus dois saltos, mas o bastante para garantir o ouro. Na primeira tentativa, nota 15,000, na segunda, 14,600. Com o combinado de 14,800, o atleta subiu ao ponto mais alto do pódio. Sérgio Sasaki fez uma série impecável na barra fixa e foi o adversário a ser batido pelos demais concorrentes. Com 15,250, ninguém conseguiu alcançar o brasileiro, que comemorou no pódio a medalha de ouro. A medalha de prata foi para o japonês Kaito Imabayashi, com 15,250, e o bronze para o argentino Nicolas Córdoba, com 14,800. A disputa das argolas era o momento mais esperado pelo público e o campeão olímpico Arthur Zanetti cumpriu as expectativas. Zanetti alcançou 15,800 e mostrou porque é o grande nome do aparelho na atualidade, conquistando mais um ouro. O argentino Federico Molinari fez 15,050 e garantiu o segundo lugar, seguido pelo japonês Kaito Imabayashi, com 14,700. Francisco Barretto também representou o Brasil no aparelho e, com 14,250, foi o sexto colocado. Ovacionado pelo público, o campeão olímpico diz que se sente prestigiado. "É muito bom ter a torcida acompanhando a ginástica”, afirmou o atleta. Zanetti disse que a copa funciona como treino para a principal competição do ano: a Olimpíada. Fontes: Terra, UOL e G1
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Sérgio Sasaki leva o ouro na etapa de SP da Copa do Mundo

Em casa e em frente a um grande público, o trabalho de um esportista fica mais fácil, certo? Bom, a depender da apresentação de Sérgio Sasaki na barra fixa, essa máxima pode ser ainda mais verdadeira. Nesse domingo, na disputa da etapa de São Paulo da Copa do Mundo de ginástica artística, o brasileiro conquistou a medalha de ouro. Com uma performance impecável, Sasaki, um dos ginastas mais completos da Seleção Brasileira, marcou 15,250 e não encontrou adversários na disputa. O segundo colocado foi o japonês Kaito Imbayashi com a nota 14,850, seguido pelo argentino Nicolas Cordoba, com 14,800. Um dos pontos mais curiosos do dia aconteceu logo após a prova de Imabayashi. No alto falante do ginásio, a música que se ouvia era a do coreano Psy, Gangnam Style. O japonês, então, passou a interagir com o público, fazendo a conhecida coreografia. O momento de maior preocupação aconteceu quando o brasileiro Arthur Nory foi se apresentar no aparelho. Ao tentar um movimento, ele sofreu uma queda que o jogou para fora da área de competição, e ficou caído por alguns segundos. Logo depois, se levantou e encerrou sua série. O tropeço, inclusive, foi o único erro do atleta, que disputaria medalhas com seu compatriota. O público, inclusive, foi vibrante durante toda a apresentação do brasileiro. Nos três dias de competições, que se iniciaram com as eliminatórias na sexta-feira e as primeiras decisões, no sábado, o Ginásio do Ibirapuera (SP) recebeu sua maior quantidade de espectadores. Confira a classificação final da prova em São Paulo: 1 - Sérgio Sasaki (BRA) - 15,250 2 - Kaito Imbayashi (JAP) - 14,850 3 - Nicolas Cordoba (ARG) - 14,800 4 - Andreas Bretschneider (ALE) - 14,600 5 - Arthur Nory (BRA) - 14,200 6 - Lukas Dauser (ALE) - 13,900 7 - Jossimar Calvo Moreno (COL) - 13,200 8 - Javier Sandoval (COL) - 12,650 Fontes: Lance, Terra e G1
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sexta-feira, 27 de maio de 2016

World Surf League: Filipe Toledo's Deep Roots

Novo vídeo divulgado pela World Surf League (WSL) exibe a força familiar de Filipe Toledo, uma das sensações da elite mundial. Confira!
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quarta-feira, 25 de maio de 2016

Em nova produção, Matt Meola mostra toda sua versatilidade no surfe

Ao som de "Purple Rain", do saudoso cantor Prince - que faleceu recentemente -, Matt Meola exibe todo seu arsenal de manobras progressivas - tudo com uma confiança avassaladora. Local de Maui, o atleta havaiano demonstra muita versatilidade, dando show tanto em ondas menores, onde alça voos livremente em todas as posições / direções possíveis e inimagináveis, quanto em ondas maiores e mais massudas, onde firma o pé e desce da base ao lip com a segurança de um legend. Fonte: Site Waves
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Assista o novo documentário do surfista Alejo Muniz

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segunda-feira, 23 de maio de 2016

Entretenimento: Marte poderá ser visto a olho nu nos próximos dias

TEMPORADA MARCIANA Esta é a semana de Marte. Na madrugada de domingo, o planeta vermelho marcou o início de sua máxima aproximação da Terra em 11 anos. O fenômeno atingirá o ponto máximo em exatamente sete dias, no dia 30, quando o mundo vizinho estará a uns 75 milhões de quilômetros. CALMA LÁ Ainda assim, é uma separação apreciável: cerca de 20 vezes maior que a distância média entre a Terra e a Lua. E, como Marte tem só o dobro do diâmetro do nosso satélite natural, é óbvio que aquele papo de que o planeta vermelho vai aparecer do tamanho da Lua no céu é pura lenda urbana. ALINHAMENTO Ontem, o planeta vermelho atingiu o que os astrônomos chamam de “oposição”. Em essência, isso quer dizer que Marte, Terra e Sol se alinharam. Por conta disso, o planeta vermelho nasceu a leste no mesmo momento em que o astro-rei se pôs a oeste, em oposição a ele. À meia-noite, enquanto o Sol estiver “sob nossos pés”, Marte estará acima da cabeça — bem brilhante, alaranjado e fácil de achar. OPOSIÇÃO E APROXIMAÇÃO A oposição sempre ocorre perto do ponto de máxima aproximação. Aliás, os dois só não coincidem exatamente porque as órbitas dos planetas não são círculos, e sim elipses (“circunferências achatadas”). Para a maioria dos planetas, o tempo entre a oposição e a máxima aproximação é mínimo, medido em horas. EXAGERADO Marte, contudo, está bem mais próximo e tem uma das órbitas mais achatadas dentre os planetas, o que torna a diferença entre oposição e aproximação máxima mais significativa — mais de uma semana neste ano. 2018 TEM MAIS Essas aproximações de Marte acontecem a cada 26 meses. Antigamente, os astrônomos aproveitavam a ocasião para obter as imagens mais detalhadas do planeta. Hoje, as circunstâncias são mais importantes para os engenheiros aeroespaciais, pois os momentos de aproximação entre os mundos definem as janelas de lançamento para as missões marcianas. A coluna “Astronomia” é publicada às segundas-feiras, na Folha Ilustrada. FONTE: UOL
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sábado, 21 de maio de 2016

Treinar com amigos estimula a prática de exercícios físicos

Manter a disciplina é, sem dúvida, a parte mais difícil para quem assume uma rotina de exercícios físicos. Porém, a tarefa de pular um dia de treino se torna mais difícil quando se tem uma companhia para ir à academia com você e não te deixar cair em tentação... Um estudo divulgado pela Escola de Enfermagem da Universidade de São Paulo (USP) acaba de revelar que treinar acompanhado de um amigo, namorado ou mesmo de algum parente, ajuda a reduzir o estresse, pois a interação social entre os praticantes faz com que um apoie o outro. E estas conclusões do estudo são realmente percebidas dentro das academias. Segundo Damaris Dias, professora da Smart Fit, maior rede de academias da América Latina, alunos que treinam em companhia de amigos tendem a encontrar maior motivação e a se engajarem mais ao malhar, trazendo melhores resultados. — A presença de um amigo serve de apoio para que você se mantenha fiel aos seus objetivos. Além disso, eles podem se ajudar acompanhando a evolução de cada um nos treinos e compartilhando as dificuldades encontradas em cada série realizada — comenta Damaris. A especialista acrescenta que a prática conjunta de exercícios também estimula o sentimento saudável de competitividade entre os praticantes. — A competitividade é algo natural do ser humano. Quando encarada de modo saudável ela inclusive nos ajuda a ultrapassar desafios e estipular novas metas — diz a professora. Foi pensando nos benefícios proporcionados pela prática de atividades físicas realizadas entre amigos que a rede de academias Smart Fit lançou a campanha Fit Friend. Ao indicar amigos para se matricular em uma das unidades da marca, o aluno pode ganhar até seis meses grátis de treinos enquanto que o amigo indicado fica isento de taxas de adesão para matrícula nos planos Smart ou Black. A campanha é válida até 31 de maio e mais informações podem ser obtidas no site. Com apenas seis anos de atividades, a Smart Fit Academias conta com mais de 200 unidades espalhadas em mais de 10 estados brasileiros e Distrito Federal; além de estar presente também no Chile, México e República Dominicana. Com uma proposta de democratizar o acesso à prática de exercícios e promover uma real mudança de comportamento nas pessoas que querem uma vida mais saudável, a Smart Fit oferece mensalidades bem acessíveis no Brasil — a partir de R$ 49,90. Mais informações em www.smartfit.com.br. Fonte: O Globo
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domingo, 15 de maio de 2016

Oi Rio Pro: Adriano de Souza

Depois de conquistar o seu primeiro título mundial e disputar a perna australiana de abertura do Mundial, Adriano de Souza treina em ritmo intenso para a etapa brasileira do Championship Tour 2016. Ele está disputando o Oi Rio Pro que começou no Rio de Janeiro (RJ) e segue sua rotina de treinamentos e compromissos com a imprensa. Neste vídeo ele conta como tem sido sua rotina depois do tão sonhado título mundial. Aperte o play e acompanhe o dia a dia do campeão! Direção, filmagem e edição - Bruno Zanin Imagens Aquáticas - William Zimmermann Música - Sonder Salon | Roads - All Them Witches | When God Comes Back| Fonte: Waves
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Californiano Conner Coffin representa a nova geração do power surf

Em tempos modernos de aéreos bizzaros e todos os tipos de manobras e truques acima do lip, o californiano Conner Coffin estreia este ano no Tour Mundial e, aos 23 anos de idade, sem dúvidas é dos maiores representantes do Power Surf na nova geração. Conner Coffin está na bateria sete do primeiro round. Ele terá como rivais o compatriota Nat Young e o australiano Jack Freestone. Claro, que ele também não dispensa o estilo e o trabalho preciso de bordas, mas quando necessário não hesita em mandar seus aéreos também. Fonte: Waves
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sexta-feira, 6 de maio de 2016

Hábitos que podem prejudicar os dentes - como escová-los logo após as refeições

Dizem que o sorriso é como uma carta de apresentação. O que muitos não sabem é que vários hábitos corriqueiros podem ter consequências sobre nossa saúde bucal -- e ameaçar o aspecto do sorriso. O esmalte dental é a parte mais dura de nosso organismo e a única proteção real que os dentes têm de ataques externos, principalmente da placa bacteriana, por isso, preservá-lo é fundamental para manter a saúde bucal. Fumar é definitivamente um dos piores hábitos para isso - e para nosso corpo em geral -, mas existem muitos outros. A seguir, o especialista em odontologia preventiva e comunitária Juan Carlos Llondra Calvo, da Universidade de Granada, na Espanha, explica quais são e seus efeitos sobre os dentes. 1. Escovar os dentes logo após comer Desde pequenos, aprendemos que devemos escovar os dentes após comer, de preferência logo após uma refeição. Mas por quê? A recomendação se deve ao fato que alguns alimentos, como batatas fritas, sucos cítricos, bebidas gasosas e alcoólicas, são ácidos. "O problema é que o esmalte começa imediatamente a perder cálcio, deixando o dente menos rígido, e a escovação só piora a situação", afirma Calvo. O especialista recomenda esperar de 20 a 30 minutos para escovar os dentes, o que dá tempo para que o ácido seja neutralizado e o cálcio que se encontra dissolvido na saliva volte a se prender ao esmalte. O mesmo vale para o vômito. Ainda que vomitar deixe uma sensação e gosto muito ruins na boca, o melhor é não limpar os dentes de imediato. Mas, se foram ingeridos alimentos não muito ácidos, Calvo recomenda escová-los assim que se acabar de comer. 2. Roer as unhas Muitas pessoas têm o hábito de roer as unhas. Além de não ser higiênico - e de eventualmente causar feridas nos dedos -, esse costume pode ser muito ruim também para a saúde bucal. Segundo Calvo, as bactérias nas unhas podem provocar infecções no sistema digestivo e na boca. 3. Nadar na piscina As piscinas costumam ser tratadas com uma grande quantidade de cloro para ajudar a manter seu pH, e isso pode ser prejudicial para o esmalte dental das pessoas que nadam nelas. No entanto, não é preciso se alarmar demais já que, de acordo com Calvo, isso afeta mais quem passa de cinco a seis horas por dia na água. Nestes casos, o especialista recomenda escovar os dentes com uma pasta com flúor e fazer um enxague bucal com flúor uma vez por semana. 4. Usar os dentes como ferramentas "O que é terminantemente proibido é usar os dentes como ferramentas", diz o odontologista. Ele se refere a hábitos como, por exemplo, destampar garrafas, frascos e embalagens de papelão ou papel, o que pode desgastar e quebrar os dentes. E, ainda que pareça ser menos prejudicial, também não é recomendável usar os dentes para cortar fios. Calvo explica que essa ação pode gerar fissuras invisíveis a olho nu que, depois, podem permitir uma fratura do dente mesmo com um impacto mínimo. 5. Mastigar cubos de gelo Quem tem o costume de mastigar cubos de gelo que restam no copo de uma bebida também precisa rever este hábito, segundo o dentista. Fazer isso com frequência ou mastigar muito gelo de uma só vez pode fraturar os dentes ou gerar rachaduras. Calvo ressalta que o risco é ainda maior para quem tem implantes ou coroas na arcada. 6. A forma como se escova os dentes O que é melhor: movimentos horizontais, verticais ou circulares? Devemos usar uma escova manual ou elétrica? "Não importa, desde que seja sempre da mesma forma e por no mínimo dois minutos", afirma Calvo. O método ideal é dividir a boca em quatro partes, diz o odontologista, e limpar primeiro a parte superior esquerda, depois a direita. Em seguida, a parte inferior esquerda e, por fim, a direita. Deve-se levar meio minuto em cada região, da gengiva para o dente, para não machucar a gengiva. Também é importante fazer movimentos suaves, já que, se forem muito fortes, pode gerar uma abrasão dos dentes, sobretudo quando se usa uma escova manual, porque a elétrica tem um controle de pressão. O especialista ainda recomenda trocar de escova a cada três meses ou antes, se as cerdas estiverem deformadas, o que impede uma boa limpeza, e não se esquecer de escovar a língua, que absorve bactérias como uma esponja e, depois, as espalha quando se passa a língua nos dentes.
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quinta-feira, 5 de maio de 2016

Mundo Fitness: atividade física é medicina preventiva mais importante

A semana está apenas começando e é comum, também, deixar para iniciar as atividades físicas justo na segunda-feira. Se ainda faltava algum estímulo para levantar da cama e se exercitar, o personal trainer Marcio Atalla conversa com o médico Carlos Lopes, que ressalta os benefícios do exercício. De acordo com a dupla, a atividade física é a medicina preventiva mais importante que existe. A prática regular de exercícios garante o aumento de massa muscular, além da preservação de elementos fundamentais como a massa osséa e controle de glicemia e pressão. Eles ainda ressaltam que fazer um check up regular é fundamental para a detecção de enfermidades, mas que a prevenção mesmo só ocorre por meio de exercícios e boa alimentação. Confira as dicas e explicações no vídeo a seguir:
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Mundo Fitness: CrossFit e seu poder de tonificar o corpo

Você já conhece o crossfit? É um programa de treinamento de força e aumento do condicionamento físico, criado por Greg Glassman, um treinador da Califórnia, nos Estados Unidos, no início dos anos 2000. É um treino bastante forte que promete deixar o corpo em forma e bem definido em pouco tempo. Essa modalidade já atraiu um número muito grande de adeptos em todo mundo. Rapidamente se popularizou e caiu no gosto dos frequentadores de academias que deixaram de lado outras práticas esportivas como a musculação para se dedicarem ao crossfit. Na verdade eles encontraram nesse esporte, que conta com uma combinação de diferentes modalidades, o estímulo que precisavam para deixar a monotonia da prática de exercícios físicos nas academias e acabaram descobrindo novamente o prazer de se exercitar. CrossFit é uma modalidade de treino que mistura ginástica olímpica, atletismo, disciplina militar e outras, e tem conquistado espaço e alunos nas academias no Brasil. O treino de alta intensidade trabalha a resistência muscular, flexibilidade e coordenação motora, promovendo resultados rápidos. Além disso, promove um alto gasto calórico. “O CrossFit melhora o condicionamento físico, aumenta a capacidade de trabalho, ajuda a prevenir doenças coronarianas e aumenta a funcionalidade diária”, explica Caio Maia, personal trainer e Head Coach da academia Vittoria CrossFit. Os exercícios melhoram o condicionamento físico, aumentam a força e ajudam a reduzir o percentual de gordura. + CROSSFIT: Maria Pinna aposta no CrossFit para secar o corpo Benefícios do CrossFit Natália Graciano aposta no CrossFit para manter as curvas Músicas para ouvir na aula de CrossFit Treino de Josie Pessôa para manter o corpo esbelto “Não podemos comparar o CrossFit com a musculação. São modalidades totalmente diferentes. Na musculação, a periodização do treino e o objetivo é individual. Já no CrossFit, como a maioria dos treinos são coletivos, cabe ao profissional avaliar a necessidade do aluno naquele momento, tanto na carga quanto na execução dos exercícios, podendo ou não adaptar o exercício de acordo com suas limitações. Além disso, o CrossFit apresenta uma característica de aula mais dinâmica, variada e de intensidades elevadas”, afirma Rafael Tejo, CrossFit Trainer. Para praticar o CrossFit é recomendado tomar alguns cuidados. Não comece um treino de alta intensidade sem supervisão médica e orientações de um profissional, pois isso pode causar lesões. Além disso, a modalidade não é indicada para todas as pessoas. “Sem os devidos cuidados, pessoas sedentárias e com sobrepeso, correm riscos de sofrerem lesões por conta dos treinos de alta intensidade”, explica Marcello Serrão, ortopedista especializado em medicina desportiva. Antes de iniciar a modalidade, faça uma consulta com um médico especialista. Além da avaliação física, é preciso fazer um check up completo para evitar o risco de problemas graves de saúde devido à rotina pesada de exercícios. “Os treinos de alta intensidade são recomendados para pessoas que já praticam atividade física e tem condicionamento físico para esse tipo de exercícios. Para pessoas sedentárias ou que estão com sobrepeso, o ideal é começar com atividades de baixo impacto, para ter uma evolução saudável de seu condicionamento”, explica Serrão. “O aluno iniciante precisa passar por algumas aulas fundamentais pra depois entrar na aula da turma. É importante lembrar que primeiro trabalhamos a execução correta. Quando o aluno estiver conseguindo manter uma consistência nos exercícios aí sim é aumentada a intensidade (técnica - consistência - intensidade)”, ressalta Maia. BENEFÍCIOS DO CROSSFIT - Desenvolver todas as valências físicas de modo amplo e geral; - Promove aumento de força e resistência musculares, tanto de forma dinâmica, quanto isométrica; - Melhora do sistema cardiorrespiratório; - Melhora da coordenação motora; - Agilidade; - Equilíbrio e Precisão; - Aumento do gasto calórico; - Melhora todas as habilidades de modo conjunto; - Busca de tornar as pessoas mais saudáveis e "potentes" de forma direta. Apesar da correria com as gravações da 'Malhação' e a agenda de shows, o cantor Lucas Lucco não abre mão do treino diário de Crossfit. De acordo com as publicações do músico nas redes sociais, a academia em que ele treina, no Rio de Janeiro, se tornou sua segunda casa. O cantor faz questão de compartilhar seu dia a dia com os fãs no Instagram, os treinos do artista são feitos na CFP9, a pioneira CrossFit Posto 9 é a maior box do Rio de Janeiro e das mais conhecidas no Brasil. Um dos parceiros do músico é o ator Bruno Gagliasso, também adepto a modalidade Crossfit. Claro que para manter o corpo em forma e o tanquinho em dia, não tem moleza. *Especialistas consultados: Marcello Serrão, ortopedista especializado em medicina desportiva; Caio Maia, personal trainer e Head Coach da academia Vittoria CrossFit; Rafael Tejo, CrossFitTrainer e instrutor de aulas coletivas da BodytechCompany; Renato Martins, Personal da academia SPFIT Club Fonte: Site Corpo a Corpo - UOL
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